QUEM SOMOS

HISTÓRICO

Em 2005 o Governador Distrital do 4630 ano 2007-08 Amaury Cesar Cruz Couto, foi líder de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE nos Estados Unidos) e soube da intenção do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas. Devido à complexidade do projeto de receber uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.

Assim nasceu o 1º. Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da California – USA, que compraram da Free Wheelchair Mission (FWM) e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.

Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, 8 de Maringá e 2 da região e 5 Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.

Com este histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission, a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá.

 

Logística

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.

A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para Todos coordena a parceira com a FWM, os treinamentos e a distribuição no estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

Conforme palavras de Don Schoendorfer: “Estamos transformando vidas e abrindo portas para educação, emprego e oportunidades na comunidade”.

PATROCINADORES

APOIADORES

PARCEIROS

Agradecemos também:
Flávia Aquino
Gilce Cristina Duarte